Quem já teve carro com bancos de couro sabe o conforto que ele proporciona, sem falar do valor estético, pois o carro fica muito mais bonito e luxuoso.
Mas alguns cuidados são fundamentais para aumentar a durabilidade e conservar a estrutura e aparência do material.
Apesar da limpeza ser mais fácil e durar mais tempo que a dos bancos em tecido, o processo de manutenção e hidratação dos bancos de couro nunca deve ser esquecido.
Cuidados Básicos
Basicamente, os bancos de couro demandam limpeza e hidratação de maneira regular. Enquanto os revestimentos em tom escuro podem ser limpos uma vez ao mês, a recomendação para os couros claros é de limpeza a cada 15 dias.
Outra dica para cuidar do couro muito claro é o uso de lenços umedecidos para retirar o excesso de sujeira e poeira, evitando que elas se acumulem muito antes da limpeza programada.
Já quanto ao processo de hidratação, a depender da região do país, deve ser realizado em prazos que vão de dois a seis meses. O calor excessivo aliado a falta de tratamento pode provocar rachaduras e ressecamento por isso é muito importante observação e cuidado constantes em regiões como norte e nordeste.
E atenção para outros fatores comuns que diminuem a durabilidade e prejudicam o bom estado de conservação de bancos de couro:
• Utilização de produtos que contenham álcool, querosene, removedor, gasolina ou qualquer outro derivado de petróleo. Também não são recomendadas substâncias como sabão em pasta, ceras automotivas, polidores, óleos, solventes, detergentes ou limpadores à base de amônia. Todos esses produtos;
• Limpar agressiva ou exageradamente os bancos expondo o material a desgastes desnecessários;
• Utilização de objetos pontiagudos e/ou abrasivos;
Limpeza
Geralmente o couro utilizado para revestimento interno de carros é fosco. Nesses casos, o aspecto brilhante ou lustrado é geralmente indicativo de acúmulo de sujeira e gordura ou de utilização de produtos inadequados para executar a limpeza.
Durante a higienização, utilize apenas produtos recomendados no manual.
Para retirar a poeira, um pano seco e macio basta. Para uma limpeza mais profunda, especialmente necessária em bacos de cores claras, um pano umedecido em água e solução de sabão neutro é suficiente, lembrando de retirar o excesso da aplicação com um pano seco.
Quando o desafio é, entretanto, aquele chiclete que algumas crianças gostam de grudar nos bancos, a dica é utilizar gelo antes da remoção, tomando o cuidado de envolvê-lo em pacote bem fechado, para evitar vazamentos.
No caso de líquidos e gordura é preciso agir rápido removendo o excesso da substância com um pano macio e absorvente.
E atenção: antes de utilizar qualquer produto novo para limpeza ou recuperação de couro, faça um teste em alguma parte oculta verificando possíveis danos como alteração na tonalidade.
Dicas de procedimento:
1) Comece removendo a poeira e todo o excesso de sujeira e partículas que se agruparam no banco do seu veículo, com um pano seco.
2) Limpe com uma toalha de microfibra ou um pano macio pouco umedecido em água para não molhar muito o couro. Se o banco estiver muito sujo ou for de tons claros, utilize a solução de sabão neutro. Passe o pano sobre o banco até que toda a superfície fique limpa.
3) Retire o excesso de sabão com outro pano limpo pouco umedecido com água e depois use um pano seco.
Hidratação
Outra etapa importante da manutenção dos bancos em couro é a hidratação.
Existem vários produtos no mercado que hidratam e revitalizam as partes em couro dos veículos, conservando-os por mais tempo.
Algumas pessoas utilizam hidratantes corporais, mas, segundo especialistas, eles podem saturar o tecido, torná-los muito escorregadios e propagar matéria volátil, engordurando os vidros.
Com dissemos, a hidratação deve ser feita, em geral, a cada seis meses, sempre depois de um boa limpeza com sabão neutro. A regularidade da manutenção é o que garantirá boa conservação e o aspecto de novo de seu banco de couro.
Dicas de procedimento:
1) Prefira produtos específicos para hidratação de couro automotivo. Existem, inclusive, alguns hidratantes líquidos, mais fáceis de aplicar.
2) Aplique o produto primeiro em uma flanela e nunca diretamente no banco. E, cuidado, não é preciso e nem recomendado aplicar o produto com muita força; movimentos circulares firmes já são suficientes, já que o hidratante será incorporado na superfície banco e não na espuma.
3) A retirada do excesso de produto pode ser feita, em média, 40 minutos depois da aplicação.
Deixar um comentário